sábado, 4 de agosto de 2012

Geléia de Morango

Quando estava grávida do meu primeiro filho eu almoçava todos os dias em um restaurante vegetariano muito bom, e minha sobremesa preferida era iogurte natural com geléia de morango, o iogurte era servido todos os dias já a geléia de morango não. Então quando tinha eu primeiro fazia meu prato com a sobremesa humm!!!!
O Gabriel nasceu e eu fiquei  5 meses em casa, então comecei a fazer a geléia para não passar vontade. Hoje não tenho mas o hábito de comer sobremesas, como apenas uma fruta depois do almoço e jantar. Mas para o lanchinho das 10h00 essa geléia com iogurte sempre vai bem!
Eu não tenho uma receita exata  hoje fiz com a quantidade de morangos que me restaram.


Ingredientes:

410 gr de morangos orgânicos, lavados sem os cabinhos e cortados em quatro
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Raspas da casca de meia laranja
Suco de meia laranja grande

Modo de preparo
Coloque em uma panela grande todos os ingredientes leve ao fogo, mexa até dissolver o açúcar.  Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Durante o cozimento mexa algumas vezes e vá esmagando os morangos com uma colher de pau, se a calda secar acrescente um pouco de agua.  Desligue coloque num recipiente com tampa e leve a geladeira. 



Bolo de Banana e Chocolate do Bill Granger

Faço esse bolo uma vez por semana todos gostam, a combinação banana e chocolate é perfeita. Essa deve ter sido a primeira receita que fiz do blog da Patricia.
Como sobraram algumas bananas da semana passada e estavam bem madurinhas e extremamente doce ideal para fazer o bolo, assim uso menos açúcar, preparei para o café da tarde.

Ingredientes

250 gr de farinha de trigo orgânico
250 gr de açúcar granulado orgânico ( o máximo de açúcar que eu uso são 170 gr e acho o suficiente)
125 gr manteiga sem sal amolecida (deixe esfriar)
2 ovos orgânicos
2 colheres de chá de fermento para bolo
1 colher de chá de essência de baunilha
4 bananas amassadas com um garfo
175 gr de chocolate meio amargo em gotas ou picadinho ( eu uso apenas 150 gr e ainda não encontrei nenhuma marca  boa em gotas)

Modo de Preparo
Peneire em uma tigela a farinha e o fermento.
Numa outra vasilha misture bem o açúcar, baunilha, manteiga derretia e a banana. Acrescente os ovos batidos levemente com um garfo e o chocolate. Misture bem.
Faça um buraco no centro da tigela com farinha e acrescente essa mistura mexa levemente coloque em uma forma de pão untada e enfarinhada leve ao forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito.


Feira de Orgânicos




 Todos os sábados bem cedo tenho encontro marcado com a feira de orgânicos, temos no Passeio Público que é a mais completa e no Jardim Botânico com algumas barracas mas bem variadas. Como é caminho para mim, as vezes passo nas duas quando não encontro tudo que preciso.
A feira de sábado alem de ter alimentos dos mais fresquinhos e selecionados, tudo sem agrotóxicos, sempre me faz ter boas lembranças da infância, encontro coisas que não se encontram em mercado. Hoje encontrei serralha, semana passada cajá-manga.
Quando digo que compro orgânicos, as pessoas reclamam do preço, dizem que é bem mais caro e algumas coisas o são mesmo, mais só em pensar no tanto de veneno que eles colocam sem nenhum controle já vale repensar a ideia. Tudo que eu compro na feira esta fresquinho e raramente vem alguma coisa que não dê para usar; o barato de ir numa frutaria perto de casa estava se tornando caro para mim, pois muitas frutas e verduras iam parar no lixo mesmo escolhendo tudo com muito cuidado.
Eu costumo comprar em várias barracas, sempre sou muito bem atendida e encontro tudo que preciso para nossa alimentação na feira. Eu gosto de comprar em várias barracas mais por uma questão de distribuição de renda, já que vem do cultivo da Agricultura Familiar. Ainda não consigo comprar o leite, que não cabe no orçamento.
Mercado em casa é só para produtos de limpeza e o leite.
Se você não puder comprar tudo, compre tomates, maçã,  batata, pimentão, morango esse ultimo se não for orgânico não compre de jeito nenhum.

Troque comida por alimento, comida, para mim, são as bolachas, os enlatados, os sucos de caixinha, garrafinhas, danoninho, refrigerantes, salgadinhos ... a lista é enorme, eles são bem caros e não alimentam o corpo; então deixe de comprar as comidas e vá na feira comprar alimentos. É uma mudança de filosofia de vida.
Na feira encontro frango, peixe, manteiga, iogurte, queijos, coalhada
 e sabores de verdade, isso tudo faz valer a pena economizar para alimentar nosso corpo de fato.